Mosca de Banheiro
Biologia
Também conhecidas por moscas dos filtros. São aquelas comumente encontradas no banheiro das residências.
Os adultos são pequenos, variando de 3 a 5 mm de comprimento, de coloração enegrecida e não têm a capacidade de picar.
Não existem registros de doenças transmitidas ao ser humano por estas mosquinhas. Tamanho de 1,5 a 5 mm, coloração acinzentada, com longevidade de 2 semanas.
O adulto costuma voar não muito longe do local infestado, que geralmente é um ralo. As infestações mais freqüentes são nas tubulações dos encanamentos, em especial os que têm muito material orgânico. Geralmente é encontrada próximo ao ralo do chuveiro.
Habitat : Locais úmidos, ralos e banheiros.
Hábitos :Costumam pousar nas paredes e até mesmo em nosso corpo quando estamos no banheiro.
Alimentação : Fungos que se desenvolvem nos ralos e esgotos, normalmente no banheiro de nossa residência.
Reproduçãoda: Seus ovos são depositados nas paredes dos ralos, próximo à superfície da água. Se criam nos encanamentos e ralos das residências, chegando a causar desconforto aos habitantes.
redadores naturais : Aracnídeos
Ciclo de vida :
Os ovos eclodem entre 1-6 dias.
As larvas atingem a maturidade em 10-50 dias.
As pupas levam 1-3 dias a chegar à maturidade.
frequente encontrarem-se em canos de esgoto, onde as larvas se alimentam de matéria orgânica.
Dedetizaçăo
• Os técnicos farão uma inspeção bastante detalhada identificando as áreas e as espécies infestantes. Depois de realizada a inspeção o técnico verifica se o ambiente está adequado para a realização do serviço.
• Após a inspeção, começar a aplicação pela pulverização nas possíveis áreas de infestação dos moscas.
• A pulverização consiste em aplicar produto líquido em toda a área do chão, alto da parede.
• Pode-se aplicar o produto líquido com a atomizadora, dependendo do grau de infestação. Essa aplicação visa atingir partes que na pulverização normal não atinge.
• Estes insetos percebem o ambiente infectado por praguicidas, e estes podem se recolher em suas tocas.
As técnicas de aplicação:
PULVERIZAÇÃO – É a mais comum das técnicas de aplicação. Usando um pulverizador o inseticida é diluído em água (no tanque do pulverizador) e depois de fechado é feito o bombeamento através de uma alavanca manual que pressuriza o líquido, apertando-se o gatilho da lança a calda inseticida sai através de um bico dosador e pode ser aplicada nas superfícies ou nos locais de infestação. Essa técnica permite a aplicação de inseticidas líquidos, formulados em Concentrado Emulsionável, Suspensão Concentrada, Micro-encapsulado e Pó Molhável.
ATOMIZAÇÃO – É quando usa-se um atomizador com motor à gasolina de 2 tempos. O motor faz girar uma ventoinha que gera um turbilhão de “vento” num duto e na saída desse é liberado a calda inseticida que devido a força do “vento” vindo pelo duto “quebra” a calda inseticida em partículas finas ou seja atomizadas. A vazão é controlada com um registro com 4 níveis de abertura. Essa técnica também permite a aplicação de inseticidas líquidos, formulados em Concentrado Emulsionável, Suspensão Concentrada, Micro-encapsulado, Pó Molhável.
Cuidados
• Todas as pessoas deverão sair do local, durante o mínimo de 12 horas. Recém nascido, gestantes, pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios deverão afastar-se do local pelo prazo mínimo de 24 horas.
• Animais de qualquer espécie deverão afastar-se do local pelo prazo mínimo de 12 horas.
• Brinquedos, calçados, utensílios e pessoas devem ser retirados das áreas do chão.
• Todas as pessoas que acompanham a aplicação deverão usar máscara contra inseticida, não podendo comer, beber ou fumar durante a aplicação e 30 minutos após. Depois do serviço deve-se lavar as mãos e o rosto com água corrente. Não podem acompanhar o serviço gestantes, pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios.
• O serviço pode ser acompanhado pelo dono da casa ou uma pessoa de sua confiança. Ao término do serviço esse acompanhante deve fazer uma vistoria nas áreas tratadas e lavar as mãos e rosto com água corrente. Se nada for constatado de irregularidade nesta vistoria, o mesmo assina do documentação.
• Gestantes, pessoas alérgicas e com problemas respiratórios não podem participar nem acompanhar a limpeza após a aplicação. Quem participar da limpeza deverá usar luvas, sapatos ou tênis. Após o serviço lavar as mãos e rosto com água corrente.
• Não cumprimento de qualquer uma das providências citadas, implica na isenção de toda e qualquer responsabilidade por parte da empresa contratada.
Prevençăo
• Retirar a tampa do ralo, escovar as paredes do encanamento e aplicar uma solução de água com sabão em pó a 10% pode minimizar o problema.
• Água bem quente também pode ser aplicada.