Mosca
Biologia
A mosca doméstica (Musca domestica) tem de 7 a 9 mm de comprimento, apresenta cor acizentada não metálica, 4 faixas escuras longitudinais no tórax e abdômen desenhado por manchas características.
Seu aparelho bucal é do tipo lambedor-sugador, tem um par de palpos labiais, seus olhos compostos (4.000 facetas hexagonais) ocupam a maior parte da cabeça, sendo internamente afastados entre si nas fêmeas e internamente próximos nos machos. Vale ressaltar que a visão da mosca é abrangente, mas não nítida. A imagem é percebida como um complexo mosaico.
As moscas fêmeas adultas são fecundadas pelos machos um ou dois dias após o seu nascimento. No dia seguinte à cópula, desovam em matéria orgânica em decomposição, quente e úmida, exposta à luz, cujos gases liberados apresentam um odor atrativo para as mesmas. São orientadas para o local de postura através dos órgãos olfativos situados nas antenas.
Cada postura apresenta de cem a cento e cinqüenta ovos. Os ovos são fusiformes, pequenos e brancos, depositados em grupos. As moscas realizam cinco a seis posturas por vida adulta.
Devido as fezes acumuladas poderem provocar doenças respiratórias, devem ser colhidas com um aspirador de pó ou bem umedecidas com água para não ocorrer suspensão de partículas.
Quando os ovos eclodem, surgem as larvas, que passam por três estágios de desenvolvimento. As larvas são ápodes e vermiformes. As larvas mais jovens são encontradas na porção mais profunda do meio de criação, enquanto as maiores acham-se próximas à superfície mais seca do substrato. A larva de 3º estágio se contrai e escurece sua pele, formando uma cápsula imóvel chamada pupário, no interior da qual se encontra a pupa.
A mosca adulta, completamente formada, rompe o pupário, fechando, o ciclo, que dura de 10 a 12 dias, dependendo das condições climáticas.
As moscas exploram seu ambiente, movimentando-se intensamente. São atraídas e orientadas pelo odor e pela umidade, ao acaso. O cheiro de dióxido de carbono, amônia e outros gases exalados no processo de decomposição da matéria dos órgãos gustativos situados nas pernas e através da probóscida ou tromba. O alimento líquido é sugado, enquanto o alimento sólido é umedecido através de minúsculos dentes situados na probóscida.
As moscas domésticas podem sobreviver por um longo período, tendo como dieta alimentar única uma fonte de carboidrato, como o açúcar. No entanto, as fêmeas requerem uma fonte de proteína, geralmente encontrada no leite, para maturação dos ovos.
São insetos de atividade diurna, podendo repousar dentro ou fora das edificações, dependendo da temperatura. Repousam em superfícies longas e estreitas, em vegetação, normalmente acima de 2 metros no nível do chão, em locais protegidos de vento.
Voam a uma velocidade de 6 a 8 Km/h, tendo um raio de ação de 100 a 500 m do criadouro. A dispersão pode ser intermediada pelos meios de transporte, sendo introduzidas em países e continentes novos como espécies exóticas.
Dedetizaçăo
• Os técnicos farão uma inspeção bastante detalhada identificando as áreas e as espécies infestantes. Depois de realizada a inspeção o técnico verifica se o ambiente está adequado para a realização do serviço.
• Após a inspeção, começar a aplicação pela pulverização nas possíveis áreas de infestação dos moscas.
• A pulverização consiste em aplicar produto líquido em toda a área do chão, alto da parede.
• Pode-se aplicar o produto líquido com a atomizadora, dependendo do grau de infestação. Essa aplicação visa atingir partes que na pulverização normal não atinge.
• Estes insetos percebem o ambiente infectado por praguicidas, e estes podem se recolher em suas tocas.
As técnicas de aplicação:
PULVERIZAÇÃO – É a mais comum das técnicas de aplicação. Usando um pulverizador o inseticida é diluído em água (no tanque do pulverizador) e depois de fechado é feito o bombeamento através de uma alavanca manual que pressuriza o líquido, apertando-se o gatilho da lança a calda inseticida sai através de um bico dosador e pode ser aplicada nas superfícies ou nos locais de infestação. Essa técnica permite a aplicação de inseticidas líquidos, formulados em Concentrado Emulsionável, Suspensão Concentrada, Micro-encapsulado e Pó Molhável.
ATOMIZAÇÃO – É quando usa-se um atomizador com motor à gasolina de 2 tempos. O motor faz girar uma ventoinha que gera um turbilhão de “vento” num duto e na saída desse é liberado a calda inseticida que devido a força do “vento” vindo pelo duto “quebra” a calda inseticida em partículas finas ou seja atomizadas. A vazão é controlada com um registro com 4 níveis de abertura. Essa técnica também permite a aplicação de inseticidas líquidos, formulados em Concentrado Emulsionável, Suspensão Concentrada, Micro-encapsulado, Pó Molhável.
Cuidados
• Todas as pessoas deverão sair do local, durante o mínimo de 12 horas. Recém nascido, gestantes, pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios deverão afastar-se do local pelo prazo mínimo de 24 horas.
• Animais de qualquer espécie deverão afastar-se do local pelo prazo mínimo de 12 horas.
• Brinquedos, calçados, utensílios e pessoas devem ser retirados das áreas do chão.
• Todas as pessoas que acompanham a aplicação deverão usar máscara contra inseticida, não podendo comer, beber ou fumar durante a aplicação e 30 minutos após. Depois do serviço deve-se lavar as mãos e o rosto com água corrente. Não podem acompanhar o serviço gestantes, pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios.
• O serviço pode ser acompanhado pelo dono da casa ou uma pessoa de sua confiança. Ao término do serviço esse acompanhante deve fazer uma vistoria nas áreas tratadas e lavar as mãos e rosto com água corrente. Se nada for constatado de irregularidade nesta vistoria, o mesmo assina do documentação.
• Gestantes, pessoas alérgicas e com problemas respiratórios não podem participar nem acompanhar a limpeza após a aplicação. Quem participar da limpeza deverá usar luvas, sapatos ou tênis. Após o serviço lavar as mãos e rosto com água corrente.
• Não cumprimento de qualquer uma das providências citadas, implica na isenção de toda e qualquer responsabilidade por parte da empresa contratada.
Prevençăo
• Manter alimentos guardados em recipientes fechados.
• Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados.
• Limpar diariamente os locais de refeição e preparo de alimentos.
• Não vazar lixo a céu aberto.
• Telar janelas, portas e instalar cortinas de vento .
• Desobstruir valas que retenham resíduos orgânicos e sirvam de atrativo para a proliferação de moscas.